quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Estreando o Nike+

Hoje foi a estreia do Nike+. Corri do Fluminense até o forte de São João na Urca e voltei. A "menina" no Ipod me disse no final que tinha corrido 9Km mas eu acho que ela se enganou pois não sei se chegou a tanto. O software é realmente incrível e assim que você conecta o Ipod no computador, ele já te pergunta se você quer colocar as suas corridas no site da Nike, que é muito completo. Depois de fazer meu cadastro lá, criei um programa de treinamento para correr uma maratona, e ele bolou um treinamento pra mim de 28 semanas. Além de montar treinamentos, o site também armazena suas corridas e te permite criar desafios convidando outros corredores ou ainda participar de desafios já existentes.

Grande presente , esse tal de Nike +! Sem dúvida um dos melhores presentes que já ganhei!

domingo, 20 de setembro de 2009

Mais uma volta na Lagoa abaixo dos 41 minutos

Ontem acordei cedo e fui dar uma volta na bela Lagoa Rodrigo de Freitas com Lacraia. A idéia era estrear o Vomero 4, trazido pelo Lacraia da América, junto com o novo Ipod Nano e o Nike Plus. Chegando lá, ligo o Ipod e recebo a mensagem: "Please recharge!". O burrão aqui deve ter dormido com o rádio do Ipod ligado e por algum motivo ele não "dormiu". Ou foi isso ou é um defeito e aí eu to lascado. Mas também como ainda não paguei, aviso a Lacraia que só pago quando estiver funcionando perfeitamente, ele tem que me dar essa garantia.

Corri os 7,5Km em 40:06m e deixei Lacraia comendo poeira e bufando como um touro desde o primeiro km (cheguei a pensar uma hora que ele iria infartar). Hoje ele me liga pra dizer que correu ladeira, desceu ladeira, correu praia, correu aterro, correu av. Brasil até a Vila Kennedy e depois voltou andando até o Largo do Machado. Esse Lacraia...

Essa semana eu volto pra academia, e retomo a malhação...preciso colocar uma série de braços pois senti os ombros na meia maratona.

Enquanto isso, recebo email de Bruno dizendo que correu 6Km em 16:40m.....correndo há tão pouco tempo! Mas como ele já desceu 27 metros no peito, sem nadadeira, pra tirar um ferro do fundo e soltar o barco, eu realmente não duvido de nada desse cara!

Nogueira e Karnazes

Mais um post atrasado, mas esse sem dúvida indispensável. Quarta feira passada eu conheci pessoalmente o grande Dean Karnazes. Quem viu o Fantástico domingo passado sabe de quem se trata e pra quem não viu, busque no google sobre Dean Karnazes e descobrirás que o que achava ser impossível em termos de corrida já foi feito por ele. O Dean veio ao Brasil para correr o desafio North Face, uma corrida de 150Km em 24 horas, que aconteceu em São Paulo entre o sábado e o domingo passado. Pra quem se espanta e acha muito, saiba que essa foi uma prova relativamente tranquila pra quem já correu de uma só vez 560Km durante 82 horas sem parar. Ele estava no Brasil para o lançamento do novo livro dele, que conta a história das 50 maratonas que ele correu, nos 50 estados dos EUA, em 50 dias.......consecutivos! Eu tinha comprado esse livro na versão audiobook em inglês e terminei de ouví-lo no dia que corri 2 horas seguidas sem parar e tinha achado a história incrível, como todo mundo mundo que leu ou ouviu. Resolvi ainda assim comprar a versão em português para além de ter o livro autografado, lê-lo novamente e ter certeza que não perdi nenhuma parte.

O encontro aconteceu na academia Proforma de Ipanema e foi bem reservado. Estava previsto a chegada dele por lá às 21 horas, mas o cara estava na Livraria da Travessa e se atrasou pois muitas pessoas estavam lá comprando seu livro e solicitando dedicatórias portanto ele só chegou às 22:40, mas ainda assim valeu esperar. O cara é realmente muito humilde e atencioso e ficou em pé durante todo o tempo respondendo todas as perguntas sempre muito bem humorado.

Algumas curiosidades sobre o sujeito que são no mínimo interessantes:

- Começou a correr aos 30, no dia do aniversário depois de ter apostado com amigos que sairia do bar bêbado e correria por 30 milhas (48Km)
- Tem 3% de gordura no corpo. O cara costumar correr uma maratona por dia antes de tomar café da manhã.
- Não come nenhum tipo de gordura e come salmão todos os dias
- Tem como próximo projeto grande, correr 200 maratonas pelo mundo, num período de 1 ano, no ano de 2012 e disse que a maratona que correria no Brasil, provavelmente seria no Rio de Janeiro.
- Costuma comer todo tipo de porcarias durante as corridas longas (pizza, big mac etc...)
- O cara é super família e disse várias vezes que a família é prioridade número 1 dele, e que eles sempre viajam com ele nos projetos longos.

Depois de ter debochado com meu nome (perguntando: "Is it for you?" quando leu meu nome, Alisson, no post it colado no livro), ele escreveu a seguinte dedicatória no livro:

"Alisson, never stop exploring! All the best for you. Dean Karnazes. Rio 2009"
Valeu Dean! Mesmo debochando do meu nome, tu ainda está no meu conceito! Keep running!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Encontre o bêbado na Lagoa e seja feliz

Sábado eu saí de casa por volta das 17:00 para dar uma volta na Lagoa Rodrigo de Freitas. Meu melhor tempo lá tinha sido de 42 minutos e queria baixar para pelo menos 41. Uma volta completa na Lagoa tem 7,6Km. Comecei bem, fazendo o primeiro Km um pouco abaixo de 5min. Fui tentando manter o ritmo mas vez por outra olhava para o frequencímetro e me assustava com minha frequência cardíaca (cheguei a 195bpm) e diminuia. Fiquei controlando entre 175 e 185 bpm, sem deixar de fazer entre 5 e 6 min por Km. Eis que no meio do percurso, me surgem dois bêbados caminhando e brincando de se empurrar e quando eu passei pela dupla, um deles começou a correr junto comigo e gritar. – Vamos lá, vamos lá! Quero ver se tu é bom mesmo! – Eu com calma mas meio bolado respondo: – Sou fraco cara, não aguento esse ritmo – mas o bêbado era insistente e persistiu: – Vamos, vamos! Tô vendo que tu não é de nada – e começou a me esbarrar. Depois de uns 15 segundos de perturbação, eu resolvi cair na pilha dele e dar um gás: – Vamos então Fisichella! Vamos ver se tu aguenta o ritmo do Rubinho aqui! – e saí em disparada por uns 20 segundos deixando o bêbado ou ladrão pra trás gritando: – E o cara! Assim eu não aguento não! Já tô cansado! – e eu segui veloz pra me livrar do infeliz. Talvez até por isso tenha conseguido fazer abaixo de 41! Pensando bem foi exatamente por isso que eu fui feliz!

Vou aparecer lá novamente no sábado que vem no mesmo horário na esperança de encontrar a dupla novamente. Quem sabe não baixo pra 39! Se der certo eu compro um estoque de pinga e digo pro sujeito que todo o sábado que ele me perturbar ele ganha uma garrafa.

A primeira meia a gente nunca esquece

O post sobre a meia maratona internacional do Rio de Janeiro demorou mais saiu agora! Completei! Completei com o horroroso tempo de 2:23 mas completei e não saí carregado numa cadeira de rodas nem em uma maca. Depois de algum tempo malhando as pernas e pilhado por ter corrido 17Km e não ter morrido, resolvi me inscrever na meia maratona mas não tinham mais vagas. Como não tinham mais vagas, resolvi correr assim mesmo e acompanhar Lacraia, que estava inscrito de forma “legal”. Se alguém que pagou pela inscrição ficou sem água, peço sinceras desculpas mas não bebi água a cada 4Km como fez Lacraia (mas ele pagou).

O que posso dizer da experiência é que foi muito maneira e que o visual é impagável. Muita gente de outros estados estava claramente embasbacada com a beleza do circuito.

Eu corri bem até o Km 15, quando comecei a sentir o joelho direito. Estava marcando minhas parciais e tinha feito 33 min nos 5 primeiros Km, 30 min nos 5Km próximos, e 33 min novamente nos próximos 5Km, o que totalizou 1:36:00 até o Km 15. Os últimos 6Km foram sofríveis e os fiz em 47 min, literalmente me arrastando.

Pontos positivos:

- O tempo ajudou muito! Estava nublado e o sol não apareceu.

- Não senti nenhuma dor na canela, o que prova que a musculação realmente faz diferença

- Não senti cansaço. Como o ritmo estava bem relax, eu tinha energia pra correr mais tranquilamente

- Experimentei o tal do CarbUp (carboidrato em gel) e não achei a pior coisa do mundo (acho que sinceramente não fez muita diferença pois o plano era tomar no Km15 pois achei que estaria já sem energia nesse momento mas não estava.

- Lacraia num gesto de nobre amigo me doou a medalha

Pontos negativos:

- A dor no joelho foi bastante intensa e quase me fez parar no caminho. Fica claro que não é possível negligenciar a musculação.

- A voltinha final no Aterro é desleal...dá um cansaço psicológico de derrubar

- Lacraia terminou a prova 1 minuto na minha frente mesmo tendo andado 10 minutos

Conclusão: Falta muito ao cubo para conseguir correr uma maratona, mas há esperança!