segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Inscrições para o sorteio da Maratona de Nova York 2010

Esse é só pra lembrar que as inscrições para o sorteio da maratona de NY desse ano começaram hoje e terminam no dia 15 de março se eu não engano. Vá lá....não deixe de tentar!

http://www.nycmarathon.org/entrantinfo/apply.htm

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Alguém já teve canelite?

Quem já teve canelite aí? Eu tive a minha severa canelite ano passado, quando logo depois tive que parar de treinar para fazer fisioterapia mas ela nunca se foi. Basta eu intensificar um pouco os treinos para as dores na canela voltarem. Dito isso, gostaria de saber dos amigos que vez por outra aparecem por aqui, se já tiveram canelite e como se cuidaram. Algumas dúvidas que tenho:

- Correr sempre no asfalto faz (fez) diferença (pra pior) nas suas dores?
- Que tipo de exercício você faz para fortalecer a região da tíbia?
- Tem algum exercício na academia que pode ajudar a intensificar a lesão?
- Já tentou mudar a passada para ver se melhorava? Se sim, conseguiu?
- Quando você alonga bastante depois de correr, as dores são menores?
- Quando você passa a mão na canela, parece sentir uns pequenos nódulos? (isso acontece comigo somente na perna direita)
- Você conhece algum tratamento alternativo para a canelite?
- Você tem um bom médico para indicar no Rio de Janeiro?


Ontem eu dei um corrida leve, de 40min e a última vez que tinha corrido tinha sido no sábado, lá na Lagoa, mas estou sentindo umas dores na canela bem chatas. Quando eu aperto então dói bastante.

Qualquer dica é bem vinda!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Esse é o ano?

Parte 1 - Medo
Comecei esse blog no dia que recebi o email da organização da maratona de NY me informando que eu estava dentro. Faltavam exatos 518 dias para a maratona de NY. Aqui estamos nós agora em 2010, à 297 dias da maratona, e eu começo a ficar com medo de verdade. Nós brasileiros somos campeões em fazer promessas a nós mesmos e não cumprirmos. Até acho que isso é coisa do ser humano mas acho que nós brazucas somos mais fanfarrões nesse sentido. O meu medo é de não conseguir cumprir a minha meta, de correr ao menos uma maratona nessa vida e que se vai ser a única, porque não a maior do mundo. Acontece que problemas acontecem (shit happens).
Eu ainda não tenho a menor condição de conseguir correr uma maratona mas isso ainda dá-se tempo de resolver. O meu maior obstáculo no momento é uma questão familiar bastante delicada, e que se realmente me impedir de viajar pra correr essa maratona, eu explico aqui pois aí sim será uma justificativa aceitável. Mas a questão é complicada por envolver a justiça brasileira e tudo que depende do nosso judiciário ainda demora. Mas há esperança e o Nogueira aqui ainda não jogou a toalha.

Parte 2 - Paz de espírito
Eu nunca achei que correr uma maratona fosse tarefa fácil, mesmo quando fico sabendo histórias de pessoas que nunca tinham corrido sequer uma meia, e que conseguem terminar uma maratona com relativa facilidade. Acho que essas pessoas são ponto fora da curva. Estava lendo a Runners do mês de dezembro e tinha lá uma coluna do Mário Sérgio Andrade e Silva (Oxigênio - As Lições da Minnie) e fiquei pensando na seriedade de uma prova como a maratona. Entre tantos conselhos, ele diz pra não correr simplesmente por pilha de um amigo, pra não deixar de fazer treinos extras (musculação, pilates, natação), dieta e principamente, estar em um momento que você tenha paz de espírito para treinar e abdicar um pouco de vários compromissos sociais. Eu fiquei pensando especialmente nessa última "dica" dele. Eu - que pretendo (ou pretendia) me candidatar a um mestrado esse ano ainda, que fico às vezes com a consciência pesada por não ficar tanto tempo com meus 3 filhos, que gosto de fazer o trabalho voluntário na Junior Achievement, que decidi trabalhar mais esse ano pra conseguir ganhar mais dinheiro, que decidi sair mais vezes com a minha maravilhosa esposa esse ano, que me inscrevi no curso de formação de tutores da FGV, que queria ajudar um amigo a organizar um pouco melhor a empresa - fico pensando como é mais difícil ter paz de espírito para treinar. De alguma coisa eu sei que eu vou ter que abrir mão pois senão faço vergonha em NY. Preciso enfocar em menos projetos.

Parte 3 - Motivos
Tem um careca famoso - que escreveu um livro que ficou famoso e me ajudou muito quando eu tive que tomar algumas decisões quando mais novo - , que costuma sugerir que quando estamos em dúvida sobre fazer ou não alguma coisa, que examinemos nossos motivos. Pensando nesse conselho, eu decidi listar pra mim mesmo alguns dos motivos que tanto me fazem querer correr uma maratona:
- Um exemplo para as crianças.Eu tenho 3 filhos e dizia que queria ter 7 quando eu tinha 25 anos. Certamente eu não tinha ideia da trabalheira que dá, do dinheiro que se gasta, do tempo que se demanda. O meu dia começa as 6:30 por causa da minha filha mais velha que nada todos os dias ou por causa da minha filha mais nova que acorda todos os dias nesse horário. Ou eu levo a mais velha pro treino e depois vou pra academia ou eu fico na cama olhando pra mais nova rindo pra mim enquanto minha esposa leva a mais velha pro treino e vai pra academia (agora ela decidiu virar marombeira). Eu vivo dizendo pros meus filhos que não existem atalhos e que 99% das pessoas que se dão bem foi porque estudaram mais, trabalharam mais, treinaram mais. Essa história de ócio criativo pra mim é meio balela. Correr uma maratona então é um ótimo exemplo pra deixar pras crianças, de que pouca coisa nessa vida é impossível de se fazer quando se tem a preparação adequada.
- Correr nos EUA. Eu sou fã de carteirinha dos EUA e tenho certeza de quão importante foi pra mim conhecer os Estados Unidos quando tinha 21 anos. Conhecer os EUA me fez continuar a querer sonhar mais alto e entender melhor a importância e a diferença que se faz viver em um país mais livre. Eu honestamente acho que dá pra sentir algo de diferente quando se está lá na América (agora os comunas me pegam....chamei EUA de América)! Um clima de otimismo, de crença no "yes we can" mesmo antes de Obama, de empreendedorismo, de liberdade que realmente se "enxerga". Quando decidi correr uma maratona, foi após ter lido em uma reportagem da Runners, sobre como era especial correr lá em NY principalmente pela energia das pessoas.
- Realização pessoal. Acho que nunca fiz algo que exigisse tanto esforço como correr uma maratona. Certamente o sentimento de realização pessoal por conseguir concluir um projeto como esse deve se indescritível.
- Conhecer Nova York. Eu só conheço a Flórida e o Texas e sempre quis conhecer a big Apple. Quando penso em NY, imagino meu querido e já falecido amigo Frank, cantando "New York, New York" enquanto eu danço nas ruas. Sempre pensei em passar um natal lá com a família, mas já ouvi dizer que é uma grande roubada pois a cidade fica entupida além do normal. A maratona de NY então é juntar a fome com a vontade de comer.
- Cheesecake factory. Por falar em comida, já tenho garantido uma visita paga sem limites de quanto comer, ofertada por um amigo desde que eu complete a prova. A conta é pra toda família então todos poderão comer à vontade.
- Não decepcionar o meu "grande" número de leitores. Eu recebo um comentário a cada 4 meses aqui no meu blog, mas é sempre algo bem legal. Esses dias mesmo recebi um comentário da Luciana dizendo que tinha achado meu blog procurando a data da maratona de NY desse ano e dizendo que como havia se identificado, tinha lido tudo! Olha que bacana...uma pessoa que gastou pelo menos uma boa meia hora lendo tudo que eu já escrevi por aqui, e me mandando ainda uma força! É certo chegar no final do ano e dizer: "é, não consegui...foi mal!" ?

Esse sem dúvida foi o meu post mais longo....peço desculpas e prometo escrever menos! :-)